Produtores participam de 13º Encontro de Criadores com Registro realizado pela Santa Clara

Cerca de 100 produtores associados participaram na segunda-feira, dia 16 de dezembro, do 13º Encontro de Criadores de Gado de Leite com Registro. O evento aconteceu no Memorial Santa Clara, em Carlos Barbosa, e reuniu produtores de diversos municípios de abrangência da Santa Clara.

A abertura do evento contou com os pronunciamentos de boas-vindas do presidente da Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, e do prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva, que destacou a importância do evento para a qualificação da atividade leiteira.

O evento também marcou o importante momento da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Embrapa e Santa Clara, documento que visa garantir o contato entre técnicos da Cooperativa e da Embrapa em benefício direto aos produtores de leite. Assinaram o Acordo o presidente da Santa Clara, Rogerio, e o diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf.

A parceria é fruto da Mobilização pela Embrapa Leite Clima Temperado, encampada pela Santa Clara. O acordo foca em quatro pontos principais: nutrição, qualidade do leite, gerenciamento da propriedade e reprodução, tendo em cada entidade técnicos responsáveis por cada um dos itens.

 

Palestras

O engenheiro agrônomo Dr. Silvio Steinmetz, pesquisador da Embrapa em Agrometereologia, abriu o ciclo de palestras falando sobre “O clima e a Agropecuária: Tendências climáticas e impactos na produção primária”. O destaque da apresentação foi a apresentação do site www.agrometeorologia.rs.gov.br<http://www.agrometeorologia.rs.gov.br>, que traz prognósticos para até três meses e um monitoramento das chuvas mês a mês, auxiliando o produtor na atividade.

Na sequência, o diretor da Embrapa, Waldyr Stumpf apresentou “A EMBRAPA e a Produção de Alimentos no Brasil: Contribuições da Embrapa na Segurança Alimentar e Nutricional Brasileira e Linhas de pesquisa da Embrapa Leite para o clima temperado”, citando as pesquisas realizadas pela entidade e suas contribuições.

Na parte da tarde, o economista Dr. Paulo Carmo Martins, da Embrapa Leite (MG), falou sobre “Gestão da Atividade Produtiva de Leite: A importância da gestão na competitividade das propriedades leiteiras no sucesso da atividade e Sisleite: Uma ferramenta de cálculo e comparação de custos na otimização da lucratividade”. Segundo Martins, “quem produz sem planejamento tem pouca chance de ser bem sucedido. A maioria dos produtores brasileiros não faz a conta e não sabe se está perdendo ou ganhando dinheiro”, comenta.

Encerrando as palestras, o médico veterinário Normélio Alves, da Zoetis Brasil apresentou “Clarifide – Painel de Marcadores Moleculares: A análise do potencial produtivo e morfológico das vacas leiteiras como ferramenta de gestão”, nova tecnologia a serviço dos produtores de leite.

Para encerrar o Encontro, o organizador do evento e coordenador do Programa Santa Clara de Melhoramento Genético, médico veterinário Vitor Hugo Martinez Pereira, apresentou o Relatório de Realizações em 2013 do Programa Santa Clara de Melhoramento Genético, com dados sobre os resultados do ano, com destaque para a conquista pelo 12º ano consecutivo do título de instituição que mais registra animais da raça holandesa no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. O afixo C. SANTA CLARA já contabiliza 21.235 animais das raças Jersey e Holandesa registrados.

Fonte: Cooperativa Santa Clara

FacebookTwitterVimeoShare to Stumble UponMore...